quarta-feira, 17 de junho de 2009

Caça às bruxas em Petrópolis (ou péssima aplicação de recursos públicos)


Não me lembro exatamente o número de vezes em que fomos abordados por futuros vereadores de Petrópolis em vésperas de eleições, com promessas mil sobre a construção de uma pista de skate na cidade. Todos chegavam a nós como se estivessem se referindo à pequenas crianças, tentando usar o vocabulário "jovem" para tentar alcançar uma maior aproximação de nós, ganhar nossa confiança e, consequentemente, ganhar votos.

Mas uma coisa que me recordo bem é que o indivíduo que mais nos procurou foi o vereador mais votado de Petrópolis, Bernardo Rossi. Sempre com seu discurso jovem, ele apelava sempre à busca incansável por uma universidade pública na cidade. Acho que fora isso (e que ele nos ajudaria a construir uma pista) nunca soube de nenhuma outra proposta do candidato, à época.

Bem que anos se passaram e o então vereador foi eleito com unanimidade Presidente da Câmara Municipal de Petrópolis, e não me perguntem como e nem o porquê.

Enfim, como a maioria das pessoas já sabe, nós andamos de skate na calçada desta mesma Câmara Municipal pelo simples e único fato de que lá deve ser o único local em toda a Petrópolis onde o chão é liso e há um mínimo espaço quadrado para treinarmos algumas manobras. Nunca pretendemos usar este fato como forma de protestar contra a falta de investimentos no esporte na cidade nem nada do tipo. Apenas praticamos alí porque a única pista (?) de skate na cidade está totalmente deteriorada e entregue ao caos.

O nosso querido amigo e defensor dos jovens da cidade, senhor Bernardo Rossi, resolveu acabar com o problema que estávamos causando aos vereadores (trabalhadores ferrenhos da Câmara Municipal), que fazem hora-extra todos os dias de 7 às 10 da noite* e que não conseguiam raciocinar direito com o barulho dos nossos skates: colocou 2 Guardas Municipais de prontidão na calçada, munidos de 2 cães da raça Rottweiler prontos para atacarem qualquer um que faça um movimento brusco e/ou passe por alí deslizando sobre um skate. Quanto a este fato, faço algumas perguntas que teimam em permanecer na minha cabeça de pacato cidadão petropolitano:

1)O preço de um Rottweiler varia de R$500,00 a R$1.000,00, sem contar com as despesas com a criação do animal. Será que não seria mais digno o então Presidente da Câmara usar o dinheiro investido nos animais em uma pequena, mas necessária, reforma na pista de skate?

2)Há anos a pista de skate está entregue a Deus, cabendo apenas a Ele o policiamento do local, sendo que cansamos de pedir por uma guarita ou um guarda municipal no local, o que nunca foi instalado com a desculpa de que não haveria verba para o pagamento do salário de um guarda na área. Se não há dinheiro para pagar o salário de um guarda para cuidar da pista, como estão pagando 2 novos guardas que se encontram na Câmara, mais seus 2 cães Rottweiler, mais a construção da guarita no local?

3)Será que o perigo de um cachorro daqueles sair das mãos do policial e atacar uma criança brincando com seu skate, já que quando estávamos lá o guarda estava segurando-o com 2 dedos, é menor do que o perigo do skate atingir as pernas de alguém?

4)Se a desculpa é que nós estamos destruindo o piso do local ao executar as manobras, por que diabos é permitido o estacionamento de veículos, ILEGALMENTE, totalmente em cima da calçada?

5)Alguém poderia me dizer até quando as pessoas ficarão de olhos fechados para os problemas reais dos cidadãos petropolitanos, tentando tampar o sol com a peneira, enquanto nós pagamos a conta para que uma minoria possa usufruir as coisas que nos são negadas? Até quando nos serão negados nossos direitos? E até quando seremos tratados como uma ameaça à sociedade?

Desculpem-me pela amargura e pela revolta do texto, mas me parece que foi iniciada uma caça às bruxas em Petrópolis onde nós, skatistas, somos as bruxas da vez, como se não bastasse o total desamparo político que somos obrigados a enfrentar todos estes anos. Devo dizer que estamos nos sentindo em um beco sem saída, onde só existem 2 escolhas: continuar a lutar pelos nossos ideais mesmo não vislumbrando a luz no fim do túnel, ou fazer como fazem todas as jovens cabeças pensantes da cidade e abandoná-la por não conseguir enxergar aqui uma mínima possibilidade de evolução social. Entretanto, mesmo com esta sensação de perseguição, continuaremos tentando tudo o que estiver ao nosso alcance para obtermos o que precisamos, não deixando que figurões de influência nos amedrontem, calando as pessoas de bem da nossa cidade e agindo de maneira totalmente irresponsável para com o cargo a que estão submetidos pela vontade do povo. Um pouco de gratidão cairia bem e um pouco mais de trabalho responsável e honesto cairia melhor ainda.

Um desabafo de Eduardo de Mazza Pessanha, nascido e criado em Petrópolis, cidadão comum como qualquer outro e que está a disposição da comunidade para o que for necessário.
*Quero deixar claro que estou usando o sarcasmo quando digo que os vereadores fazem hora-extra, caso alguém acredite que isto aconteça de verdade.

7 comentários:

  1. Sem mais comentários... tb não precisa.. falou tudo!

    ResponderExcluir
  2. A calçada agora não tem mais skates passando pra um lado e pro outro dela, mas também não tem pedestres, já que os cachorros os assustam.
    O espaço público destinado a nós, skatistas, dizem que é a pista. Não vou nem comentar isso, pq a situação dela já foi mostrada aqui.
    Então continuemos nessa, aceitando uns Bernados Rossis sendo corruptos e hipócritas, enquanto o skate morre sozinho dentro de cada um de nós.

    ResponderExcluir
  3. mando bem no testo. Aqui na "cidade de pedro" para quem não sabe a tradução de petropolis, petro=pedro e polis=cidade. É como c fossemos bruxas e o ruido da manobras fosse a bruxaria agora são os cães mas na cidade de Pedro tudo é possivel pode haver fugueiras...

    ResponderExcluir
  4. Eu estava presente neste dia quando os guardas chegaram com seus caes, e sem mais nem menos pararam emcima da calçada tentando amendrontar o unico skatista que estava andando na hora "PUNK YO"
    bom dinheiro para pintar pontes e corrimoes da cidade eles tem mais para uma pequena reforma ou ate entao uma nova pista ne :/
    enfim a cidade esta sendo vitima de varios atos de criminalidade e daqui a pouco vao por a culpa nos skatistas tmb.
    bom Palmas para os funcionarios que fazem Hora extra e acabam cum o nosso role.

    ResponderExcluir
  5. Caralho!!!!!
    Eu tinha ouvido falar hj quando eu tava dando um rolézin naquela praça podre.Eu particularmente não tinha acreditado mas depois que vi essa parada aqui fiquei "chocado", com essa atitude dos politicos de Petrópolis.Já estava meio que indignado com essa porra de cidade com outros acontecimentos e também com o descaso total a nós né!!
    NAMORAL EU ODEIO PETRÓPOLIS!!
    Se um dia eu puder me mudar para um lugar que não role essas paradas eu vou com muito prazer!!

    ResponderExcluir
  6. É galera,
    A parada está ficando cada vez mais sinistra pra quem anda de SKATE na nossa pacata cidade de Pedro.

    Será que é pedir demais para que as autoridades locais olhem de frente esse problema que não é só um mal para nós, SKATISTAS, mas também para cidadãos que passam pela praça DUQUE DE CAXIAS todos os dias?

    Será que as autoridades vão fazer algo a respeito somente quando alguma mulher for estuprada, ou qualquer um que simplesmente passe pelo local for agredido por algum cara drogado?

    Se o filho de alguem sair da escola e for esfaqueado?

    Se sua filha começar a chegar em sua casa com os olhos "vermelhos" e com uma fome (larica) de dar medo, e você não saber o por quê? (sim, sua filha pode sair da escola e parar nessa praça pra descansar e um vagabundo vir com um papo e começar a fornecer drogas pra ela, por dinheiro ou por algum favor sórdido...)

    Ou vocês acham que somente nós, SKATISTAS, estamos expostos a esses tipos de acontecimentos?

    Nós SKATISTAS queremos a melhoria dessa praça sim. Mas queremos mais ainda um espaço digno pra a pratica desse esporte, para o nosso bem e para o bem da população que é obrigada a passar por ali todos os dias e a sofrerem também com o que acontece lá. Acontece e todos vêem, TODOS menos a polícia, os políticos, as autoridades responsáveis.

    Essa é uma luta de TODOS nós cidadãos da "CIDADE DE PEDRO", não só de nós, SKATISTAS.

    Mas é certo de que vão esperar algo do tipo acontecer para tomarem uma providência, e quando acontecer vão falar que não sabiam de nada e que tudo aconteceu de repente.

    Nós SKATISTAS somos sempre vistos como vagabundos e etc., mas a população tem que ver e entender de que não estamos errados em nossas reenvindicações. E que esses pedidos de apelo são para o beneficio geral da população e não só dos SKATISTAS, que deviam ser muito mais respeitados e ajudados por todos que se sentem acoados e apreensivos quando passam por essa praça.

    Será que a população em geral vai continuar dando ouvidos a certos VEREADORES, que preferem gastar dinheiro PUBLICO dois (2) GUARDAS MUNICIPAIS e com dois (2) cães de guarda que atrapalham a "ida e vinda" de cidadãos comuns na calçada da CAMARA MUNICIPAL e que arriscam a segurança de crianças que passam pelo local. Por serem CÃES EXTREMAMENTE PERIGOSOS e serem seguros por apenas dois dedos de um GUARDA MUNICIPAL que está prestando mais atenção na conversa de seu amigo de "PLANTÃO" do que em segurar com firmeza um cão tão feroz?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Resumindooooooooo!!! a cidade é uma grande bosta!!! povo metido, d nariz em pé e q mal tem merda p/ cagar!!!!!!!!!! as ruas são um verdadeiro lixo, a avenida principal q é o cartão d visitas da(M) imperial ninguém merece d tanta sujeira e papéis d propaganda q o povo metido joga em plena calçada!!! Ô POVO, KD A EDUCAÇÃO?????

    ResponderExcluir