quinta-feira, 25 de junho de 2009

Projeto "Gaiola", na Praça da Liberdade


A Praça da Liberdade possui uma superfície de 21.275 metros quadrados e é a maior praça, em área, do Centro Histórico. A praça é tradicionalíssima em Petrópolis e possúi em sua área um coreto, um parquinho infantil, um centro de informações turísticas, um bar e restaurante e o famoso chafariz. Bem ao lado do Centro de Informações Turísticas encontra-se uma pequena área anteriormente delimitada por grades, conhecida pelos skatistas locais como "Gaiola". O local já foi usado como estacionamento das barraquinhas de pipoca que fazem ponto na praça, como depósito de plantas da Comdep e hoje está abandonada.

A cerca de 10 anos, se não me engano, a atual secretária de cultura (ainda não havia sido criada a Secretaria de Esportes na cidade), Márcia (sobrenome) nos cedeu o espaço para que fizéssemos alguns obstáculos lá dentro e usufruíssemos de um local fixo para podermos andar de skate. Na época, nenhum de nós trabalhava ainda e não tínhamos condições de financiar a reforma do local nem a construção dos obstáculos e, pelo fato do piso da Gaiola ser muito áspero, desistimos de usar o local, infelizmente.

Um dos projetos que sugerimos é a revitalização do local, alisando o piso, reformando um pequeno palco que se encontra no local e adaptando alguns obstáculos na área, de maneira a aproveita-la da melhor maneira possível. Já fizemos as medições do local e sua área é maior do que a área interna da pista de skate, onde praticamos regularmente. Além disso, seria necessário também um mínimo policiamento no local para evitar a depredação do mesmo por parte de vândalos e para evitar também o uso de drogas no local por delinquentes que associam o skate à transgressão das leis. Mesmo assim, nós tentaremos ao máximo conter a ação destes delinquentes, na medida do possível.

Em breve disponibilizaremos pequenos projetos (como os exemplificados no projeto do Parque Municipal de Petrópolis) para ilustrar o nosso pedido. Nas fotos abaixo: o palco que encontra-se abandonado como o resto da área; visão da área plana (quase o dobro da área central da pista de skate); o mesmo palco, que poderia ser muito bem aproveitado com alguns obstáculos simples.

Caso alguém possa nos ajudar com idéias e sugestões, pedimos que nos envie um email para: manifestopetropolis@hotmail.com

5 comentários:

  1. Resumo:
    Secretaria de Esportes é na Praça Mauá
    Secretário de esportes: Mauro Grillo
    Secretário de Obras: Stênio Nyri dos Santos

    Formar uma comissão de 3 skatistas e marcar uma reunião com os dois secretários (claro que não será no mesmo dia, nem juntos)

    Expor toda a dificuldade e do reconhecimento do skate como esporte e que em Petrópolis tem skatista pra caramba e o banheirão é usado para outros fins e por outro público.

    O governo estáq começando a pensar em projetos somente agora. Não vejo momento melhor!

    Qqr coisa sabe que pode contar comigo

    Abraço, Maria

    ResponderExcluir
  2. conheço mauro grillo, vejo ele quase sempre, pode contar cmg tbm, qualquer coisa pelo skate...apesar de nem andar muito bem :P

    ResponderExcluir
  3. Acho q a pista da cidade de Petrópolis esta um caco,
    Acho q nos "skatistas"! Temos q fazer protestos e mais protesto para q fizessem uma pista aqui em itaipava!!!! e também em coréias e uma em Petrópolis. Mas n aquele igual aquele "coco q mas pare se um cinzero" e uma com rampas de 35º e Ralf abertos para q pudéssemos pegar impulso e poder fazer algumas manobras!!!...
    e q também fose coberto para q n só nos pudéssemos usurfluir desse projeto, e sim outras pessoas, pro um exemplo: quando esta muito calor ou chovendo pudessem se abrigar e aprecia a arte q é andar de sk8

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente nós somos praticamente obrigados a passar por tamanho desleixo.. As "pessoas" e mendigos DEPREDAM o nosso espaço, destroem os obstáculos que NÓS temos que construir. Se ir nas rádios , jornais e tv's locais não adiantam então precisamos voltar as ruas "NÃO CABEMOS NA PISTA" - "QUEREMOS RESPEITO" com apitos e oque for necessário! Em breve e EM PESO.

    ResponderExcluir
  5. pow eu tenho uns projetos de obstaculos se alguem se voces precisarem eu dou uma ajuda.

    e-mail~^^ thallesoliveirafarias@live.com

    ResponderExcluir