quarta-feira, 27 de maio de 2009

Falta de Segurança na Praça/Pista Dq. de Caxias - Petrópolis, RJ


Olhando a bela fotografia, não parece que a Praça Duque de Caxias, que fica no centro de Petrópolis, tem sido um problema para a sociedade petropolitana. A praça, que conta com a única pista de skate da cidade serrana, foi reurbanizada a fim de proporcionar a prática do esporte (Esporte é Saúde!) aos skatistas, mas o que se vê lá são coisas contrárias.

- Tráfico e consumo de drogas ilícitas, tais como maconha e cocaína;
- Refúgio de mendigos, que trazem sujeira e caos para a praça;
- Assaltos, até mesmo na luz do dia;
- Chão, bancos e a rampa já estão perigosamente quebrados.

Entre outros, esses são os problemas mais sérios. No site da Prefeitura (http://www.petropolis.rj.gov.br/), está escrito: "Praça Duque de Caxias - a reurbanização resultou em um novo espaço de lazer para os jovens com construção de rampa para a prática de skate." É confuso ler isso, enquanto pais não podem confiar seus filhos à segurança que uma praça municipal deveria oferecer. Não há nem guarita da Guarda Municipal no local, nem manutenção da estrutura quebrada, nem nada. A praça está abandonada e, além de não trazer os benefícios de qualidade de vida do esporte, traz com ela crimes contra a sociedade.
Seguem abaixo dois vídeos da praça, exibindo a falta de respeito dos usuários de drogas e dos mendigos para com quem pretende freqüentá-la positivamente.





*OBS por Eduardo Stuart: um dos indivíduos usando drogas mostrado no vídeo, o principal, é guardador de carros na Rua Irmãos D'Angelo e faz bico jogando água nas calçadas da rua para impedir que os skatistas pratiquem no local, única opção coberta na cidade em dias de chuva. Quem paga para que ele faça isso são os porteiros dos prédios que, provavelmente, recebem dos moradores este dinheiro. Mais uma vez as pessoas preferem financiar o erro ao invés de ajudar a encontrar uma solução. Dão seu dinheiro a um drogado, marginal, para se livrar do incômodo que causamos com o barulho do skate, e fecham os olhos para o fato de que só ficamos alí quando está chovendo e não temos outro lugar para onde ir. Se cada um destes moradores (que por morarem na Rua Irmãos D'Angelo devem ser no mínimo de classe média) resolvesse ajudar de verdade, garanto que nunca mais iríamos ser obrigados a estar ali.

13 comentários:

  1. Realmente é um absurdo sermos obrigados a nos submetermos a isso. Será que se espera que nós façamos o trabalho da Prefeitura, retirando nós mesmos os mendigos do local, executando a manutenção da pista e expulsando os ladrões e drogados com nossas próprias mãos? É um absurdo ver tal descaso e saber que seria necessário muito pouco esforço de nossos políticos e que nem isso é feito. É de se entender que as pessoas assistam Tropa de Elite e concordem com Capitões Nascimento e suas atitudes truculentas, fazendo a justiça imediata que o Estado não faz. Uma pena.

    ResponderExcluir
  2. Ainda temos que ouvir coisas do tipo "Eu não permito que meu filho ande de skate la na pista, pois os skatistas ficam la usando drogas!".
    Já ouvi muitas coisas assim, o lance é que se depender dos que REALMENTE vão até a pista para andar de skate, a coisa seria muito diferente.

    CB

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Na "pista" já não da vontade de andar por causa de suas condições!
    Quando vejo os mendigos cozinhando as comidas deles lá fendendo e com as sujeiras que eles espalham pelo chão vem na cabeça oque eu to fazendo aqui.
    Os usuários de drogas da vontade de meter a porrada em todos namoral memo!
    Nossa "imagem" é estragada aqui nessa cidade por todos esses fdp!
    Outro dia um tiozinho me pergunto onde vendia um skate pra ele comprar um pro filho dele eu até falei os lugares mas me deu vontade de falar pra ele não levar o filho dele la pra "pista" por causa desses motivos ai.

    ResponderExcluir
  5. bom,esse tipo de preconceito que o Rodrigo citou,isso tem aos montes mermo...por eu ser local lá na praça por morar perto...eu já ví milhões de merdas la,mas em todo lugar tem isso.
    Infelizmente as pessoas andam vendadas apenas seguindo o preconceito,isso nao vai mudar...só vai se transformar ao longo dos anos

    Peterson

    ResponderExcluir
  6. Lamentável!
    Fiquei chocado.

    Ontem no Diário de Petrópolis os skatistas eram destaque ao lado, ou melhor, entre PICHADORES E TRAVESTIS.
    http://img10.imageshack.us/img10/1127/skatistas.jpg

    ResponderExcluir
  7. É incrivel mesmo o descaso da prefeitura a respeito disso, e ainda dizem que apoiam o esporte na cidade e que " ESPORTE É SAUDE".
    Pode ate ser saúde mesmo mais nao aqui nessa cidade que praticamente como disseram no jornal Diario de petropolis, Praticamente a cidade esta abandonada mesmo com policiais vindos do rio de janeiro.
    Como que um pai vai dar apoio a seu filho a andar de skate em um local que nem se quer tem estrutura suficiente para vamos diser assim 10 skatistas praticarem o esporte com segurança?
    hum, infelizmente a "TAL PISTA DE SKATE" como todos conhecem ou pelo menos passam por ali de carro, onibus ou ate mesmo a passeio via canela, ve o puro descaso e abandono do nosso UNICO lugar para pratica do esporte.

    ResponderExcluir
  8. A Pista de malandros e drogados...ops! pista de SKATE q pelo menos era para parecer isso, mas do jeito que está.... ela precisa de melhoras e na minha opinião seria muito melhor se fosse localizada em outro lucar como na Praça da Liberdade seria muito mais segura, para crianças que querem aprender a andar de skate por exemplo!

    ResponderExcluir
  9. Eu concordo com todos ai oke adianta fazer melhorias pra ficar um lugar bonito para chamar mas atenção na sidade se todos esses problemas não vão acabar.
    (EXENPLO)a prefeitura fas decorasoes deixa o lugar inpecavel faz manutenção onde presisa ai ven um desgrassado e comessa a pixar tudo excrever coisas sem noçao ai vira um local de compras e venda de drogas ai não adianta.
    como ja foi dito aki eu tanbem acho que eles devião construir em mas lugares seria bem mas perto pras pessoas que gostão e eu acho que ia desminuir o trafico...

    ResponderExcluir
  10. o melhor é amda na rua fuiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  11. mindingu vai toma no cú

    ResponderExcluir
  12. Existe alguma rua aqui em petrópolis onde se possa andar tranquilo sem ser roubado ou ter o desconforto de atrapalhar algum motorista ou motoqueiro ou mesmo transeunte? Onde não seja proibido por exemplo? Por gentileza, alguém responda. A pista é muito bacana e bem feita, moro no centro em frente ao obelisco, andar na irmãos d'angelo não dá, cheguei na pista tive de voltar, quebrada na base e a galera lá fica olhando com cara de poucos amigos, procurei a GM e não encontrei um, achei uma patrulha da PM e me informaram que não poderiam fazer nada preventivamente, fui embora com uma vontade danada de dar umas batidas naquelas paredes. As pessoas na rua ficaram me olhando como se fosse ET e o skate uma arma alienígena. Fui andar na catedral, andei 45 min., matei a vontade, mas apareceu alguém que nem sequer se identificou e disse que não poderia continuar ali. Agradeci e fui embora. Galera, me deem uma força ai e me indiquem um local onde possa andar sem ser incomodado e sem incomodar ninguém que é o principal. Dom Joãozinho de Orleans e Bragança poderia nos ajudar pois ele é um monarca esportista assim como D.Pedro I e D.Pedro II, um tremendo contra senso, este último reduto para se viver em paz, possuindo tais discrepâncias. Lá em botafogo na cidade do Rio também é assim, somos um país de desperdícios e absurdos. Mas, isso vai mudar e tudo vai melhorar para quem tem boa vontade e amor no coração. Abraço à todos e lutem para preservar o que Dão Pedro tanto estimava, a liberdade, o ar puro, a beleza, a paz, a grandiosidade desta cidade e de seu povo.

    ResponderExcluir
  13. Existe alguma rua aqui em petrópolis onde se possa andar tranquilo sem ser roubado ou ter o desconforto de atrapalhar algum motorista ou motoqueiro ou mesmo transeunte? Onde não seja proibido por exemplo? Por gentileza, alguém responda. A pista é muito bacana e bem feita, moro no centro em frente ao obelisco, andar na irmãos d'angelo não dá, cheguei na pista tive de voltar, quebrada na base e a galera lá fica olhando com cara de poucos amigos, procurei a GM e não encontrei um, achei uma patrulha da PM e me informaram que não poderiam fazer nada preventivamente, fui embora com uma vontade danada de dar umas batidas naquelas paredes. As pessoas na rua ficaram me olhando como se fosse ET e o skate uma arma alienígena. Fui andar na catedral, andei 45 min., matei a vontade, mas apareceu alguém que nem sequer se identificou e disse que não poderia continuar ali. Agradeci e fui embora. Galera, me deem uma força ai e me indiquem um local onde possa andar sem ser incomodado e sem incomodar ninguém que é o principal. Dom Joãozinho de Orleans e Bragança poderia nos ajudar pois ele é um monarca esportista assim como D.Pedro I e D.Pedro II, um tremendo contra senso, este último reduto para se viver em paz, possuindo tais discrepâncias. Lá em botafogo na cidade do Rio também é assim, somos um país de desperdícios e absurdos. Mas, isso vai mudar e tudo vai melhorar para quem tem boa vontade e amor no coração. Abraço à todos e lutem para preservar o que Dão Pedro tanto estimava, a liberdade, o ar puro, a beleza, a paz, a grandiosidade desta cidade e de seu povo.

    ResponderExcluir